14/03/2013

Dia Nacional da Poesia! ♥

Postado por Unknown
"E quem não gosta de poesia boa gente não é. É assim que penso, que sinto e que vivo. A vida em poesia é mais propicia a acertos, é como o céu preenchido de noite e desenhado com estrelas, sem elas, seria apenas aquele escuro que nos assusta quando estamos perdidos. Então vamos nos apaixonar pela poesia, todos os dias, e nos sufocar com a sutileza que nos provoca."

Julia Taina.

Vamos conhecer algumas poesias para comemorar esse dia tão lindo, vamos?

Ausência

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim. 
Carlos Drummond de Andrade

Memória

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão. 
Carlos Drummond de Andrade


Ah ,só eu sei... 
Ah, só eu sei
Quanto dói meu coração
Sem fé nem lei,
Sem melodia, nem razão.
Só eu, só eu,
E não o posso dizer
Porque sentir é como o céu
Vê-se mas não há nele que ver. 
Fernando Pessoa


Deixa o Olhar do Mundo 
Deixa que o olhar do mundo enfim devasse
Teu grande amor que é teu maior segredo!
Que terias perdido, se, mais cedo,
Todo o afeto que sentes se mostrasse?
Basta de enganos!
Mostra-me sem medo
Aos homens, afrontando-os face a face:
Quero que os homens todos, quando eu passe,
Invejosos, apontem-me com o dedo.
Olha: não posso mais!
Ando tão cheio
Deste amor, que minh'alma se consome
De te exaltar aos olhos do universo...
Ouço em tudo teu nome, em tudo o leio:
E, fatigado de calar teu nome,
Quase o revelo no final de um verso. 
Olavo Bilac


Retrato 
"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?" 
Cecília Meireles

Amor bastante 
Quando eu vi você
tive uma idéia brilhante
foi como se eu olhasse
de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante
basta um instante
e você tem amor bastante. 
Paulo Leminski 




0 comentários:

Postar um comentário

 

A lover of books Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos